Os Hospitalários no Caminho de Santiago, que se realizará de 6 a 9 de Setembro no Mosteiro de Leça do Balio.
Ao longo de todo o século XI, o primitivo mosteiro é referido em diversos documentos. Em data incerta, na segunda década do século XII, D. Afonso Henriques (1112-1185) doou o couto de Leça à Ordem dos Hospitalários, a primeira das Ordens Militares documentada em território português. No primitivo mosteiro estabeleceu-se a Casa Capitular da Ordem, que passou, posteriormente, a sede de um de diversos bailiatos, de onde adveio o topónimo à povoação: Leça do Bailio. Na posse dos Hospitalários, o primitivo mosteiro recebeu ampliações e reformas que lhe deram feições de natureza militar em estilo românico, cujo elemento mais marcante foi a construção de uma sólida torre. O actual templo, em estilo gótico, remonta a uma grande campanha construtiva iniciada pelo prior da Ordem, D. Frei Estêvão Vasques Pimentel, entre 1330 e 1336, quando foram renovados ainda os edifícios monacais e o claustro, dos quais elementos chegaram até aos nossos dias.
Aqui foi celebrado o matrimonio do rei D. Fernando (1367-1383) com D. Leonor Teles. Posteriormente, no contexto da Crise de 1383-1385, ali esteve o Condestável Nuno Álvares Pereira, em 1385, no início da jornada que lhe deu a posse do Castelo de Neiva e de outras localidades na região.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.
2 comentários:
ah grande mosteiro!! Leça do Balio sempre em grande!
gostei mesmo muito!axo que se deve repetir e melhorar se possivel porque foi das melhores coisas que passou aqui na freguesia..para alem de que faz muita publicidade ao lugar e mostra a importancia que teve na historia de portugal!PARABENS!
Enviar um comentário